Notícias

Segunda, 12 Junho 2017 20:25

Mutirão de limpeza em Carié e Canapi/AL Destaque

Programa de Educação Ambiental (PEA)

Por: Juan Gonzalez

Publicado em: 12/06/2017, Canapi/AL

Nos dias 06 e 08 de junho de 2017, foram realizadas duas mobilizações em prol da limpeza em Carié e Canapi/AL. A atividade contou com a participação dos Programas de Educação Ambiental, Comunicação Social, Supervisão Ambiental, Gerenciamento de Riscos Ambientais/Plano de Ação de Emergência e Proteção de Fauna e Flora da Gestão Ambiental da BR-316/AL. Além disso, atenderam o encontro os professores da Escola José Fonseca Lins e a Educadora Kissia Morgana da ONG Cactus-Visão Mundial, de Canapi. ​

No dia 06 de junho, na primeira parte do encontro, a Engenheira Gláucia do Nascimento, do Programa de Educação Ambiental (PEA), expôs a importância do manejo dos resíduos sólidos. Dentre os temas principais destacaram-se a diferença entre os conceitos de resíduo sólido (resto sujeito de reaproveitamento) e lixo (aquele que não tem nenhuma outra utilidade depois do seu uso); além disso, o origem desses resíduos (domiciliar, comercial, industrial, construção civil, serviços de saúde, agrícola, portos e aeroportos). As crianças receberam com interesse os temas apresentados na palestra.

Soluções para os problemas ambientais ​

O desconhecimento por parte da população em geral sobre a geração de poluição, propicia condições sub-humanas de vida; por isso, a Eng. Gláucia do Nascimento, apresentou para os alunos uma série de soluções a serem implementadas como a coleta de lixo, a realização de compostagem (misturas de resíduos orgânicos e húmus) para adubar a terra, bem como a prática da incineração. Ainda, foi exposto o tema dos aterros sanitários, explicando para os jovens presentes que quanto mais lixo for jogado na terra, maior o número de áreas desmatadas e, em consequência, maiores os efeitos negativos na saúde do planeta.

Por uma cidade sem lixo

Pouco depois, na segunda parte da atividade, foi realizada uma mobilização com todo o pessoal presente. No encontro, formaram-se duas equipes (meninos e meninas), para cumprir com as primeiras ações de limpeza nas ruas próximas à escola. A numerosa trupe de colaboradores equipou-se com luvas e sacolas azuis (cor símbolo da assepsia). Apesar das leves chuvas, o entusiasmo das crianças não parou até o ponto que foram recolhidas 30 sacolas de lixo, segundo Rhannily Vasconcelos do Programa de Supervisão Ambiental da BR-316/AL.

Mobilização em Canapi ​

Ainda, no dia 08 de junho, a Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves de Canapi recebeu a visita dos programas da Gestão Ambiental da BR-316/AL. Nesta ocasião, foram os alunos do 9º ano de Ensino Fundamental os protagonistas da mobilização; após palestra realizada pelo Programa de Educação Ambiental, a turma desempenhou a coleta de resíduos sólidos nas ruas contíguas à escola. Mais uma vez, destacou-se a grande empolgação por parte dos jovens que participaram do evento. ​

Essas ações fazem parte inerente das campanhas sobre a cultura e proteção dos recursos naturais que os Programas de Educação Ambiental e Proteção de Fauna e Flora da Gestão Ambiental desenvolvem habitualmente, especialmente no período de dia 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente.

Ler 52 vezes Última modificação em Domingo, 09 Julho 2017 20:35

Mais lidas

Ver mais

Pesquisa

Fale Conosco

Entre em contato com a gente por um dos meios abaixo:

 

Para mais informações, clique aqui.

Siga-nos nas redes sociais:

Newsletter

Fique por dentro!
Digite o seu e-mail no campo abaixo e assine para receber o nosso boletim informativo. É rápido e fácil.

 

Facebook

© 2017 BR-316 AL. Todos os direitos reservados.